• Julia Pessoa

Caligrafia Moderna: tudo o que você precisa saber pra começar a caligrafar por aí

Atualizado: 10 de Set de 2018



Eu sempre fui apaixonada por papelaria, agendas, canetas e fofuras do tipo, então quando eu descobri os bullet journals, fiquei encantada. Foi no começo de 2017 e eu lembro de ter enlouquecido com os letterings feitos a mão e corri pra papelaria mais próxima pra tentar fazer igual. Tolinha! Comprei um monte de caneta, mas nenhuma dava o efeito que eu via nos planners gringos.


Daí fiz o que eu deveria ter feito do início: pesquisei da onde vinha aquela mágica! E foi quando comecei a entender a caligrafia moderna feita com "brush pens", que são canetas com ponta flexível, parecidas com pincéis. Também descobri que elas eram quase unicórnios no Brasil: ninguém nunca tinha visto! Hahaha! E lá fui eu importar algumas, com a little help from my friends. Consegui uma Tombow Dual Brush e lá fui eu aprender a caligrafar.


Planner feito com a caneta Tombow Dual Brush

De lá pra cá já se passou mais de um ano e eu aprendi um monte de coisa nesse meio tempo. Já testei alguns materiais, criei um insta só pras minhas experimentações (o Escrita Bonita) e percebi que diversas amigas e clientes se apaixonaram também e estão perdidas sobre por onde começar. Então vamos lá:


PASSO #1: Os materiais

Vou falar aqui apenas sobre os 3 tipos de caneta que são mais usados pra itens de papelaria de festas, ok? Estou deixando de fora a pena caligráfica pq não é a minha praia, apesar de achar belíssimo.

  1. Brush Pens: são canetas com ponta flexível, que lembram um pincel. As marcas que eu uso: Tombow (tenho a Dual Brush e a Fudenosuke HT) e Ecoline. Elas demandam maior técnica e controle. Dá pra encontrar em boas papelarias no Brasil, no Mercado Livre ou importadas.

  2. Crayola Markers: são canetinhas escolares muito famosas lá fora e que são usadas na chamada "Crayolligraphy". São mais fáceis de manusear, além de serem encontradas com facilidade nas papelarias e lojas de brinquedos brasileiras.

  3. Giz Liquido: são canetas com ponta redonda, que pintam em vidro, quadros negros e outras superfícies. Super usadas em casamentos em plaquinhas diversas e fazem sucesso há quase dois anos, quando o "Chalkboard Lettering" começou a bombar por aqui. A marca mais famosa no Brasil é a Posca e dá pra encontrar com diversos tamanhos de ponta. Com ela a gente consegue fazer a "faux calligraphy" ou falsa caligrafia.

Além das canetas, é importante investir num papel que tenha uma gramatura maior que 90g, pra q a tinta da caneta não encharque o papel, comprometendo seu trabalho.


Canetas Crayola

PASSO #2: Subidas e descidas

Segundo passo é treinar o conceito básico desse tipo de caligrafia: sempre que sua mão desenha uma linha ascendente o traço deve afinar e quando for descendente engrossar. Olha como é:


Upstrokes e downstrokes via @lysstyler.letters

Com as brush pens e as Crayola você faz isso aplicando pressão e inclinando um pouco a caneta. Já com a Posca e com qualquer outra caneta, você terá que fazer a falsa caligrafia. Tem tudo explicadinho aqui:

Tutorial: falsa caligrafia


Dicas:

  1. Desenhe as letras, não escreva. Divida a letra e faça cada parte separada, não faça como se estivesse escrevendo de maneira fluida. É estranho no começo, mas você vai entender o porquê fazendo.

  2. Faça movimentos amplos. Estamos acostumados a mexer apenas o punho pra escrever, mas pra caligrafia temos que soltar o braço do papel.

  3. Faça rascunho dos seus letterings antes de passar a caneta. Não tem ctrl+Z, viu? =P

  4. Baixe e imprima practice sheets para caligrafia moderna e treine copiando as letras.


Practice Sheets para caligrafia

PASSO #3: Treinar, treinar e treinar mais um pouco

Como tudo na vida: no pain no gain, certo? Agora que você já sabe como é, tem q ensinar sua mão e treinar muito. Eu costumo deixar um papel e umas canetas na minha mesa de trabalho, na frente do computador. Sempre que tenho um tempinho pra rabiscar, fico escrevendo, escrevendo, é um vício! E você vai ver o progresso rapidinho.

via meinfeenstaub.com

Pra te inspirar e ajudar nesse começo, fiz uma pasta no Pinterest com um material bem bacana. Tem inspirações de uso, exemplos de ascendentes e descendentes e worksheets grátis pra baixar e sair desenhando. Aproveita e segue a gente lá também.

Pinterest OH HAPPY DAY


E aí? Gostou do conteúdo? Comenta, curte e divulga pros amigos? Assim eu fico sabendo que meus posts são relevantes e continuo produzindo! <3


Um beijão e até o próximo post!

Julia Pessoa é produtora de casamentos apaixonada pelo trabalho e por caligrafia.

Segue a gente nas redes: Facebook | Instagram | Pinterest

Rio de Janeiro - Brasil

  • White Facebook Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Instagram Icon