• Julia Pessoa

5 maneiras de tornar seu casamento mais sustentável

Atualizado: 10 de Set de 2018



Nunca se falou tanto em sustentabilidade ambiental nos diversos setores da economia. Parte é porque temos muito mais acesso a informação, com a internet e todo o conteúdo que podemos apreender dela. Parte é porque o bicho tá pegando mesmo. Já dá pra sentir os efeitos do ultimo século de capitalismo pós revolução industrial e é bom a gente abrir o olho pq o planeta não tá curtindo muito essa farra do consumismo.


Cada vez mais temos que fazer escolhas responsáveis e tomar consciência do impacto da nossa existência no meio ambiente. Já estou com esse tema na minha cabecinha há uns meses e separei algumas atitudes e escolhas (umas fáceis, outras nem tanto, eu sei!) que podemos tomar pra tornar uma festa mais sustentável (ou menos prejudicial) pro planeta. Vem comigo?




1) No buffet:

  • Escolha um buffet que evite o uso de descartáveis e, quando o uso for necessário, direcione o lixo reciclável para a coleta seletiva;

  • Que composte os resíduos orgânicos (o pessoal do Ciclo Orgânico e da Vide Verde, por exemplo, vão até a empresa, recolhem esses resíduos e transformam em composto orgânico);

  • Que tal um menu vegano? Você achou muito radical? Eu também achava até descobrir que a dieta vegana é a que tem maior impacto positivo ambiental, não só para os animais, mas para o planeta. Pra produzir um único bife é preciso de uma quantidade absurda de água (o equivalente a um chuveiro aberto por 3 horas!!). As informações são do documentário Cowspiracy e vale muito a pena assistir. Ou então escolha um cardápio com pouca carne, alimentos naturais e produzidos localmente.



2) Na decoração:

  • Arranjos florais são maravilindos, mas vão pro lixo logo no fim da festa. Pra minimizar esse desperdício você tem 3 opções: 1) compostar (com as mesmas empresas que citei acima); 2) ressignificar (projetos como o Flor Generosa recolhem as flores no fim do evento e levam para alegrar ambientes de asilos e instituições de caridade) ou 3) preferir flores e plantas plantadas e não de corte (e no fim ainda viram lembrancinha pros convidados).

  • Papelaria (convites, menus, reservados, tags etc) também vão direto pro lixo, né? Já pensou em usar um convite virtual? Essa tendência está crescendo no mercado, pq associa economia e sustentabilidade. Mesmo pra casamentos mais clássicos, o convite virtual é uma ótima opção e abre uma gama enorme de possibilidades de interação com os convidados.

  • Em relação às lembrancinhas eu nem preciso dizer, né? Evite qualquer item que seja totalmente descartável. Idéias legais nessa temática: ecobags, plantas, sementes, kit lixo zero (canudo reutilizável, copo reutilizável etc).



3) No local da festa:

  • Escolha um local com bastante luz natural, case de dia pra usar menos energia elétrica.

  • Idealmente, as casas de festa deveriam sempre utilizar dispositivos de economia de água em cozinhas e banheiros. Questione sobre isso.

  • Que tenha coleta seletiva do lixo.


4) No transporte:

  • Em vez de cada convidado usar seu carro, organize vans e caronas solidárias para que todos possam se divertir sem preocupações.




5) Open bar:


Você acha bobagem se preocupar com isso? Talvez pense que esses costumes nunca vão mudar. Mas você sabia que há pouco mais de 20 anos não era obrigatório o uso do cinto de segurança nos carros do Brasil? Você deve lembrar da infância de andar sem cinto (e às vezes até no porta malas! hahahaha!). Mas uma lei de 1997 mudou isso e todos nos adaptamos.


Os hábitos de consumo se modificam o tempo todo e também são ditados pela demanda dos consumidores. Se hoje não conseguimos fazer uma festa totalmente eco-friendly, não é motivo para não questionarmos e reivindicarmos que os fornecedores sejam mais responsáveis e conscientes.


Vamos juntos? =]


Beijooo!!

Julia Pessoa é produtora de casamentos apaixonada pelo trabalho e pelo planeta.

Segue a gente nas redes: Facebook | Instagram | Pinterest

Rio de Janeiro - Brasil

  • White Facebook Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Instagram Icon